9 etapas para um marketing de conteúdo eficiente.

“Não é que precisemos de mais conteúdo. Precisamos é de mais conteúdo relevante”, e é isso que o marketing de conteúdo faz.

Essa frase do Jason Miller resume muito bem o tipo de conteúdo que o público precisa e o quanto uma boa estratégia influencia na qualidade e relevância do conteúdo.

Saber como, quando e para quem entregar conteúdo relevante é o que fará a diferença nos resultados, caso contrário, é possível prever o que vai acontecer. E num universo onde tudo é informação, a chave do sucesso está em conhecer o máximo possível de detalhes sobre quem vai consumí-la.

Por isso o marketing de conteúdo vem se tornando cada vez mais relevante ao longo dos anos e, pode-se dizer, indispensável para o crescimento de qualquer tipo de negócio.

O que é marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing utilizada para atrair, engajar e reter um público, criando e compartilhando artigos relevantes, vídeos, podcasts e outros meios de comunicação. 

Esta abordagem estabelece expertise, promove o reconhecimento da marca, mantendo-a sempre fresca na mente das pessoas.

Mas ela não nasceu do nada, ela vem sendo utilizada há muito tempo e isso fez com que alguns princípios relevantes fossem identificados a partir dos resultados obtidos com a aplicação do marketing de conteúdo.

5 princípios fundamentais do marketing de conteúdo

De acordo com Rafael Rez (2016, p. 61), uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, existem 5 princípios fundamentais para o marketing de conteúdo:

  1. Fazer marketing de conteúdo é transformar a sua marca em uma fonte de conhecimento relevante para o consumidor.
  2. Fazer marketing de conteúdo é conhecer onde seu público procura informação e estar lá entregando o que ele precisa para conhecer, entender, gostar e escolher você.
  3. Fazer marketing de conteúdo é compreender que os consumidores nunca foram nem estão preocupados ou interessados em sua marca. Eles estão preocupados com as suas próprias vontades e objetivos de vida. Mas se você oferecer a este consumidor o que ele precisa para alcançar estes desejos, então ele pode começar a prestar atenção em você.
  4. Fazer marketing de conteúdo é estar presente no processo de compra do consumidor de forma a oferecer exatamente o que ele precisa saber em cada etapa de sua decisão.
  5. Fazer marketing de conteúdo é construir um relacionamento confiável com o consumidor inclusive no pós-venda, para que ele saiba que a sua marca é a melhor quando for necessário resolver um problema ou no caso de surgir algum novo cliente.

Esses princípios mostram com bastante clareza o que é o marketing de conteúdo e como ele influencia no universo da marca em relação a percepção e transformação do público. Qualquer coisa diferente disso, o mais certo é que não seja marketing de conteúdo.

O que não é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo não se restringe apenas ao online, suas estratégias devem cobrir todos os canais de comunicação que sirvam para atrair e engajar o público.

Também não é sair criando conteúdo aleatório, sem planejamento e distribuição adequados ao objetivo. E o pior, sem saber como medir os resultados.

E por fim, o marketing de conteúdo não termina quando os leads caem na base de dados. É aí que ele está começando. O momento de criar conteúdo estratégico para conduzir o lead pela jornada, até que se torne cliente.

Benefícios do marketing de conteúdo

Por ser uma estratégia ampla, capaz de oferecer muitas possibilidades de implementação e de resultados, o marketing de conteúdo proporciona muitos benefícios tanto para quem o implementa quanto para o público, que passa a consumir conteúdo com mais direção e qualidade.

Veja a seguir os principais benefícios que podem ser obtidos através de uma estratégia de marketing de conteúdo consistente:

  • Ranqueamento nos mecanismos de busca
  • Construção de lista de leads qualificados
  • Educação dos clientes
  • Construção de relacionamento com o público
  • Fidelização de clientes
  • Construção de autoridade
  • Aumento do tráfego orgânico para o site
  • Geração de brand awareness
  • Engajamento de clientes em potencial
  • Aumento do LTV
  • Redução do CAC

Esses são apenas os principais benefícios que o marketing de conteúdo proporciona a quem o aplica com seriedade.

Com uma estratégia consistente e um trabalho bem estruturado para execução dela, os resultados vão surgir, basta ter paciência e seguir o que foi planejado, sem esquecer de avaliar periodicamente os resultados.

Para te ajudar a construir uma estratégia de marketing de conteúdo geradora de resultados, organizamos uma estrutura de 9 passos que permitirá a você ter mais clareza do cenário para começar.

Checklist: Marketing de Conteúdo
Checklist: Marketing de Conteúdo

9 etapas do plano de marketing de conteúdo

Essas etapas compõem a estrutura para uma implantação de marketing de conteúdo sólida. Elas permitirão um direcionamento mais assertivo rumo aos resultados desejados.

1. Estratégia

A construção da estratégia é a primeira e principal etapa no marketing de conteúdo. Sem ela é impossível construir conteúdos capazes de gerar resultados consistentes.

Por ser o processo mais importante no marketing de conteúdo, é preciso dedicar tempo para estruturar e documentar a estratégia, para que todos os envolvidos tenham acesso às informações que conduzirão as demais etapas.

Dentro da estratégia de conteúdo alguns pontos são fundamentais e não devem ser esquecidos. Tais como:

  • definição de objetivos do negócio
  • definição de público-alvo e personas
  • análise da concorrência
  • mapeamento de oportunidades

É certo que não existe uma receita de bolo para o sucesso de uma estratégia, e nem um modelo padronizado onde é só seguir que o resultado virá. Por isso é importante conhecer bem o negócio, o público e as oportunidades, para que seja possível construir uma estratégia geradora de resultados.

2. Preparação Técnica

A preparação técnica é a etapa onde a estratégia começa a ser executada. É nesse momento que serão criadas as contas nas redes sociais, nos serviços de análise de dados e as configurações no site e plataformas de anúncio.

Pular essa etapa pode comprometer as demais, principalmente na hora de analisar os resultados.

Marketing de conteúdo não foca apenas no conteúdo, mas em tudo que está relacionado com ele.

3. Pré-produção

A etapa de pré-produção é onde as informações começam a ser organizadas. Primeiro com um mapeamento de assuntos e temas, seguido por pesquisa e seleção de palavras-chave.

É nessa etapa que o público-alvo e as personas, peças importantes no marketing de conteúdo, começam a ganhar força. Ignorar essa etapa pode atrapalhar o processo e até mesmo os resultados.

4. Produção

Essa é a segunda etapa mais importante do marketing de conteúdo, pois nela serão produzidos os materiais geradores de resultado.

Na produção de conteúdo são aplicadas as informações definidas na estratégia para que cada conteúdo produzido se conecte com o público e o faça se mover pela jornada de compra de maneira natural.

Por mais que seja um conteúdo para venda de algum produto ou serviço, o importante é “vender sem vender”, ou seja, não forçar a venda, pois o público está cada vez mais seletivo e atento a vendas forçadas.

5. Controle de qualidade

O controle de qualidade pode ser considerado uma etapa de apoio à produção de conteúdo, pois aqui serão feitas as revisões e ajustes necessários para que cada conteúdo produzido esteja bem encaixado com a estratégia e com o público que irá consumi-lo.

A revisão de texto e conteúdo é um dos processos mais importantes da criação de conteúdo, e acontece nessa etapa. Por isso é necessário ter um profissional preparado para fazer essa revisão, afinal de contas, o conteúdo pode ser incrível mas se tiver erros de português, links quebrados e informações desencontradas, ele perde a credibilidade.

6. Reaproveitamento

Criar conteúdo demanda tempo, então uma das formas de otimizar o trabalho de criação de conteúdo é reaproveitando o que já foi criado.

Um blogpost pode se transformar em vários posts para redes sociais e em um ou mais vídeos para YouTube. Um vídeo no YouTube pode virar um podcast, um ou vários blogposts e vários vídeos curtos para redes sociais.

Esse reaproveitamento de conteúdo, além de otimizar o processo, faz com que todos os canais utilizados abordem os mesmos assuntos, permitindo ao público aproveitar o máximo possível, no formato que desejar.

7. Otimização

Conteúdo pronto para todos os canais onde haverá publicação, é hora de trabalhar na otimização tanto do conteúdo como dos canais onde ele será publicado.

Essa otimização consiste na criação de URLs, CTAs, headlines e outros pontos do conteúdo que são capazes de atrair a atenção do público, converter a atenção em clique e, acima de tudo, ranquear o conteúdo nos resultados de busca.

Nessa etapa de otimização é feita uma boa parte do trabalho de SEO On Page e Off Page, assim como configurações em ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics e Facebook Business.

8. Distribuição

Chegou o momento de distribuir o conteúdo criado! 

Até aqui todo o trabalho foi interno, sem envolver nenhum tipo de entrega para o público. É aqui que começa a entrega de tudo o que foi produzido, seja por tráfego orgânico ou pago. 

É hora de agendar publicações do blog e redes sociais, email marketing e enviar os anúncios para aprovação nas plataformas definidas na primeira etapa. Enfim, colocar o funil para funcionar.

9. Métricas

A última, mas não menos importante etapa de um plano de marketing de conteúdo.

É nessa etapa que todo o trabalho será analisado a partir das fontes de dados que foram definidas e configuradas nas etapas anteriores.

Analisar esses dados é fundamental para entender se a estratégia definida está gerando o resultado desejado e onde precisam ser feitos ajustes e correções para o início de um novo ciclo.

Pode parecer muita coisa a ser feita, e na verdade é, porque o marketing de conteúdo é algo sólido e que considera tanto a marca e seus objetivos quanto o público. Por isso precisa de um processo para se chegar ao resultado, e essas etapas apresentadas aqui ajudam na construção desse processo.

Conhecendo todas essas informações que foram compartilhadas, o que está te impedindo de criar um conteúdo de qualidade e distribuir para o maior público possível?

A resposta para essa pergunta geralmente envolve tempo, dinheiro e conhecimento, mas na maioria dos casos, o que impede mesmo é a falta de orientação em relação ao processo e um plano de ação para auxiliar em cada etapa.

Só que isso não precisa mais ser um problema!

Checklist: Marketing de Conteúdo

Para ajudar você a implementar o marketing de conteúdo nós criamos um checklist onde você terá um plano de ação completo, com as ações indispensáveis para uma execução assertiva e capaz de gerar resultados.

No checklist você terá um detalhamento de todas as 9 etapas apresentadas acima, com as tarefas que compõem cada uma, para não se perder durante o processo.

Além disso, o checklist funciona como uma ferramenta de gerenciamento do processo, pois ela permite informar o status de cada tarefa, o tempo para execução e o nível de dificuldade.

Você está pronto para começar a criar conteúdo de qualidade, seguindo um plano de ação completo?

Se a resposta for SIM, o checklist é para você!

Então não perca tempo e venha conhecer a ferramenta que vai mudar a forma como você faz marketing de conteúdo.

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Comece a criar conteúdo de qualidade agora.

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