O que é Marketing de Conteúdo?

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing utilizada para atrair, engajar e reter um público, criando e compartilhando artigos relevantes, vídeos, podcasts e outros meios de comunicação. Esta abordagem estabelece expertise, promove o reconhecimento da marca e mantém seu negócio sempre fresco na mente das pessoas.

O marketing de conteúdo é o desenvolvimento e distribuição de conteúdos relevantes e úteis — blogs, newsletters, infográficos, posts em mídias sociais, e-mails, vídeos e similares — para clientes atuais e potenciais clientes. Quando feito corretamente, este conteúdo transmite expertise e deixa claro que uma empresa valoriza as pessoas a quem vende.

O uso consistente do marketing de conteúdo estabelece e nutre relacionamentos com seu público. Quando seu público pensa em você como um parceiro interessado no sucesso deles e uma valiosa fonte de conselho e orientação, é provável que eles o escolham quando for hora de comprar.

Por que é importante

É comprovado que o marketing de conteúdo é uma tática que funciona. Além disso, proporciona uma vantagem competitiva. 

Veja o que os dados dizem sobre o marketing de conteúdo:

  • As empresas com blogs recebem 67% mais leads do que outras empresas.
  • Quarenta e sete por cento dos compradores visualizam 3 a 5 unidades de conteúdo antes de se envolverem com um representante de vendas.
  • As empresas que utilizam marketing de conteúdo veem taxas de crescimento aproximadamente 30% maiores do que as empresas que não o utilizam.
  • Setenta e dois por cento dos comerciantes business-to-business (B2B) dizem que o marketing de conteúdo aumenta o engajamento e o número de leads que eles geram.

Como funciona o marketing de conteúdo

Você pode usar o marketing de conteúdo para atrair leads, solidificar a presença de seu produto ou serviço quando alguém está pesquisando o que comprar.

Para usá-lo eficazmente, você precisará fornecer o conteúdo certo em cada etapa do ciclo de vendas — desde a conscientização, passando pela consideração, até a compra. 

Se isto parecer complicado, não se preocupe: a abordagem do conteúdo desta forma realmente simplifica o processo.

Veja como utilizar o marketing de conteúdo em cada etapa do ciclo de vendas para engajar e vender.

Fase de conscientização

Na primeira etapa do processo de venda, seu conteúdo deve se concentrar nas principais preocupações de seu público. Escrever sobre suas dores, desafios e perguntas dá a você a melhor chance de se envolver com eles. O conteúdo na fase de conscientização deve ser educativo. Guarde suas vendas para as fases de consideração e encerramento.

O melhor conteúdo para esta fase: artigos, posts em blogs, e-books, vídeos, newsletters.

Exemplos:

  • Um restaurante faz um post sobre como planejar um cardápio para uma festa de formatura.
  • Uma empresa de passeios de bicicleta cria um pequeno vídeo sobre o tema “5 dicas para planejar escolher o passeio ideal de bicicleta”.
  • Uma empresa de arquitetura cria um e-book chamado “Como contratar um arquiteto”.

Fase de consideração

Na fase de consideração, o conteúdo deve oferecer um híbrido de informações úteis e de marketing. Ele deve educar o leitor sobre quais características ou funções procurar e como as diversas características atendem às suas necessidades. Naturalmente, seu conteúdo deve ter uma inclinação para o que sua empresa oferece.

O melhor conteúdo para esta etapa: estudos de caso, artigos, vídeos, checklists.

Exemplos:

  • Uma empresa de sistemas telefônicos baseados em nuvem cria uma checklist, intitulado “8 maneiras de melhorar seu atendimento telefônico” que detalha as características e funções que tornam possível um ótimo atendimento ao cliente.
  • Uma empresa de paisagismo cria estudos de caso sobre “Os maiores erros que a maioria das pessoas comete quando contratam um paisagista”.
  • Uma empresa de buffet apresenta estudos de caso de eventos de sucesso com foco nos benefícios que oferecem, como “Como Adaptar Seu Próximo Evento Para Pessoas Com Alergias Alimentares”.

Fase de fechamento

O marketing de conteúdo desempenha um papel importante quando um potencial cliente está perto de comprar. Nesta fase, você pode se concentrar nas vendas, desde que você continue transmitindo a importante mensagem de porque você é a melhor escolha e não apenas o quão grandes são seus serviços ou produtos.

Sua mensagem central aqui deve ser sua experiência, conhecimento e os benefícios diferenciadores do que você vende.

O melhor conteúdo para esta etapa: estudos de caso, prova social, vídeo do produto.

Exemplos:

  • Uma empresa de consultoria cria um estudo de caso provando que as empresas que se envolvem em planejamento estratégico, avaliações por pessoas de fora, e outros serviços moldados pelos serviços que oferece, experienciam um crescimento maior.
  • Uma agência de design cria pequenos vídeos mostrando a variedade de seu trabalho em diferentes indústrias para demonstrar sua experiência diversificada.
  • Uma prática ortodôntica encoraja os pacientes a contribuir com testemunhos sobre seus equipamentos de última geração e serviços de alto nível.

É importante conhecer bem sobre as fases (conscientização, consideração, fechamento) para conseguir trabalhar suas estratégias para cada uma delas.

Caso você seja novo no assunto, não se preocupe. Nós desenvolvemos o “Checklist: Marketing de Conteúdo” — uma ferramenta poderosa e fácil de usar, que vai te guiar durante todo o ciclo do marketing de conteúdo. Clique aqui para saber mais!

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