Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing utilizada para atrair, engajar e reter um público, criando e compartilhando artigos relevantes, vídeos, podcasts e outros meios de comunicação. Esta abordagem estabelece expertise, promove o reconhecimento da marca e mantém seu negócio sempre fresco na mente das pessoas.
O marketing de conteúdo é o desenvolvimento e distribuição de conteúdos relevantes e úteis — blogs, newsletters, infográficos, posts em mídias sociais, e-mails, vídeos e similares — para clientes atuais e potenciais clientes. Quando feito corretamente, este conteúdo transmite expertise e deixa claro que uma empresa valoriza as pessoas a quem vende.
O uso consistente do marketing de conteúdo estabelece e nutre relacionamentos com seu público. Quando seu público pensa em você como um parceiro interessado no sucesso deles e uma valiosa fonte de conselho e orientação, é provável que eles o escolham quando for hora de comprar.
É comprovado que o marketing de conteúdo é uma tática que funciona. Além disso, proporciona uma vantagem competitiva.
Veja o que os dados dizem sobre o marketing de conteúdo:
Você pode usar o marketing de conteúdo para atrair leads, solidificar a presença de seu produto ou serviço quando alguém está pesquisando o que comprar.
Para usá-lo eficazmente, você precisará fornecer o conteúdo certo em cada etapa do ciclo de vendas — desde a conscientização, passando pela consideração, até a compra.
Se isto parecer complicado, não se preocupe: a abordagem do conteúdo desta forma realmente simplifica o processo.
Veja como utilizar o marketing de conteúdo em cada etapa do ciclo de vendas para engajar e vender.
Na primeira etapa do processo de venda, seu conteúdo deve se concentrar nas principais preocupações de seu público. Escrever sobre suas dores, desafios e perguntas dá a você a melhor chance de se envolver com eles. O conteúdo na fase de conscientização deve ser educativo. Guarde suas vendas para as fases de consideração e encerramento.
O melhor conteúdo para esta fase: artigos, posts em blogs, e-books, vídeos, newsletters.
Exemplos:
Na fase de consideração, o conteúdo deve oferecer um híbrido de informações úteis e de marketing. Ele deve educar o leitor sobre quais características ou funções procurar e como as diversas características atendem às suas necessidades. Naturalmente, seu conteúdo deve ter uma inclinação para o que sua empresa oferece.
O melhor conteúdo para esta etapa: estudos de caso, artigos, vídeos, checklists.
Exemplos:
O marketing de conteúdo desempenha um papel importante quando um potencial cliente está perto de comprar. Nesta fase, você pode se concentrar nas vendas, desde que você continue transmitindo a importante mensagem de porque você é a melhor escolha e não apenas o quão grandes são seus serviços ou produtos.
Sua mensagem central aqui deve ser sua experiência, conhecimento e os benefícios diferenciadores do que você vende.
O melhor conteúdo para esta etapa: estudos de caso, prova social, vídeo do produto.
Exemplos:
É importante conhecer bem sobre as fases (conscientização, consideração, fechamento) para conseguir trabalhar suas estratégias para cada uma delas.
Caso você seja novo no assunto, não se preocupe. Nós desenvolvemos o “Checklist: Marketing de Conteúdo” — uma ferramenta poderosa e fácil de usar, que vai te guiar durante todo o ciclo do marketing de conteúdo. Clique aqui para saber mais!
2 Comments