O que é Copywriting?

O que é Copywriting?

O que é copywriting? O que fazem os copywriters? Como eles são pagos? Como você se torna um copywriter? É uma boa carreira? Obtenha todas as respostas sobre copywriting nesse artigo.

Você é novo na área de copywriting? Quer saber o que é copywriting, como aprender, quanto você pode ganhar como copywriter, e como conseguir seu primeiro trabalho de copywriting? Fique comigo. Vou responder 15 perguntas sobre copywriting. Pronto para começar?

Vamos lá!

1 — O que é copywriting?

Para vender um produto ou um serviço, é preciso espalhar uma mensagem persuasiva para seu público (clientes). O ato de escrever esta mensagem é o que chamamos copywriting. O copywriting é um elemento essencial de marketing, publicidade e vendas. Essencialmente, é a persuasão por escrito. 

O copy precisa inspirar as pessoas a agir, o que poderia ser fazer uma compra, reservar uma aula, clicar em um link, fazer uma doação.

O copy que faz as pessoas agirem é tanto arte quanto ciência. É uma das habilidades mais poderosas que você pode ter. 

2 — Onde posso ver exemplos de copywriting?

Você pode ver exemplos de copywriting em qualquer lugar: em seu feed de notícias do Facebook, em sua caixa de entrada de e-mail, em um jornal local, em um outdoor a caminho do trabalho. O copywriting pode ser encontrado online, em papel, na TV, no rádio, até mesmo em livrarias — está em todos os lugares. Se você quiser ver exemplos de grandes copywriting, experimente procurar no Pinterest por termos como: swipe file copywriting (e verá grandes exemplos de copy em inglês).

3 — O que é SEO copywriting?

SEO copywriting é copy que tem como alvo palavras-chave específicas. Por exemplo, se você precisa escrever uma página de vendas que supostamente atraia tráfego do Google, você precisa escolher uma palavra-chave que você quer direcionar com esta copy para que, quando uma pessoa estiver procurando por esta palavra-chave, ela possa encontrar sua página de vendas. 

4 — O que faz um copywriter, exatamente?

Um copywriter é um mestre da copy. Eles escrevem copy para websites, landing pages, anúncios no Facebook, e-mails, mídias sociais visando convencer as pessoas a agir: assinar uma newsletter, registrar-se para um webinar, fazer uma compra. Muitos copywriters se especializam em outras áreas, como:

  • Construir funis de marketing 
  • Desenvolvimento de estratégias de comunicação
  • Entrevistar clientes e especialistas
  • Fazer pesquisas
  • Criação de páginas de vendas 
  • Configuração de sequências de e-mail

5. Qual é a diferença entre um copywriter e um redator de conteúdo?

Os copywriters escrevem textos que vendem. Os redatores de conteúdo criam conteúdo que inspira, educa, diverte ou informa. Os redatores de conteúdo são geralmente contratados para criar conteúdo de forma longa, como artigos de blogs, ebooks, e estudos de caso. Os copywriters são contratados para criar textos para páginas de vendas, e-mails, anúncios e outros materiais de marketing destinados a vender produtos ou serviços.

6 — Que habilidades você precisa para ser um copywriter?

Eu diria que as 7 habilidades abaixo são indispensáveis:

  • Escrita
  • Pesquisa
  • Pensamento criativo
  • Pensamento analítico
  • Pensamento visual
  • Comunicação eficaz 
  • Marketing

7 — Como os copywriters são pagos?

Os copywriters podem ser pagos de forma diferente dependendo do setor em que trabalham, do nível de experiência, do país em que vivem e de como cobram (por hora, por projeto, ou por palavra). 

Um novo copywriter nos Estados Unidos poderia ganhar 25 dólares por hora, ou cerca de 10 centavos por palavra. Eu não sugeriria, no entanto, que cobrasse por palavra para copy. Cobrar por palavra reduz seu valor criativo.

Você pode cobrar por palavra para escrever conteúdo como postagens em blogs. Mas se você estiver trabalhando na criação de uma copy para uma página de vendas, por exemplo, eu recomendaria que você cobrasse um preço fixo por projeto. Para definir esse preço fixo, tente listar todas as atividades necessárias para escrever uma página de vendas e quanto tempo você gasta em cada uma dessas atividades. Então, multiplique as horas por sua tarifa horária ($25, $35, $50, depende de você), e você saberá o seu preço fixo.

8 — O copywriting pode torná-lo rico?

Acredito que qualquer coisa pode torná-lo rico se você estiver disposto a fazer o esforço. Uma grande coisa sobre copywriting é que pode ser um trabalho extra, um trabalho em tempo integral, ou um negócio. No início de sua carreira, você precisa estar concentrado em aprender a fazer seu trabalho muito bem, porque se você for ótimo no que faz, o dinheiro o seguirá.

9 — O copywriting é uma boa carreira?

Na minha opinião, copywriting é uma grande carreira! Por quê? Veja:

  • Toda empresa precisa
  • Permite-lhe expressar seu lado criativo
  • Você não precisa ser fixo em um lugar, pode viajar em tempo integral
  • Você estabelece seu próprio horário
  • Trabalhar como copywriter lhe dá um valioso conjunto de habilidades para poder vender qualquer coisa a qualquer pessoa

10 — Os copywriters são procurados?

Os grandes copywriters são e sempre serão muito requisitados. Toda empresa precisa fazer copy para seus websites, landing pages, descrições de produtos, e-mails de vendas, anúncios. Eles precisam de copywriters porque o copywriting afeta diretamente a receita de uma empresa. 

11 — Qualquer pessoa pode se tornar um copywriter?

Eu diria que copywriting é mais adequado para pessoas com uma fundação em Jornalismo, Marketing, Idiomas ou Comunicação. Mas você não precisa necessariamente ter um diploma nessas áreas para se tornar um copywriter. Qualquer pessoa pode se tornar um. Tudo o que você precisa é amor pela escrita e vontade de aprender o ofício. 

12 — É difícil aprender copywriting?

Não é fácil aprender copywriting. É preciso muito trabalho duro, experimentação e dedicação. Aprender as regras de redação não é tão difícil, o que é difícil é entender o mercado e o cliente. Isto requer anos de experiência.

13 — Quanto tempo leva para se tornar bom em copywriting?

Você pode aprender as regras básicas em cerca de três meses, mas ficar realmente bom pode levar uma vida inteira.

14 — Onde posso praticar o copywriting?

Para escrever bem é preciso ler bastante. Atualmente, vejo que a maioria das pessoas interessadas em ingressar no mercado de copy negligenciam a importância do hábito da leitura. Outro ponto que onde vejo muitos se perderem é na espera de uma oportunidade para praticar. Você não precisa da permissão de ninguém para praticar, apenas escreva. Crie anúncios para produtos existentes, crie páginas de vendas para esses produtos, sequências de email, scripts para vídeos. Use a sua imaginação. Leia, escreva. Leia mais, escreva mais. Depois, procure um bom curso. Há uma tonelada deles na internet. 

Você também pode praticar copywriting inscrevendo-se em programas de estágio oferecidos por empresas e agências à procura de copywriters.

15 — Como posso me tornar um copywriter?

  1. Consuma bons materiais sobre copywriting (e pratique)
  2. Construa seu portfólio 
  3. Encontre sua voz, seu nicho, e construa sua proposta de valor
  4. Aprenda como se posicionar no mercado e venda seu peixe
  5. Faça pequenos trabalhos usando sites como Fiverr e Upwork
  6. Conquiste seu primeiro cliente
  7. Não tenha medo de falhar

Hoje em dia eu vejo muita preocupação por parte de quem quer embarcar na carreira. Vejo, principalmente, comentários do tipo “o mercado está muito saturado”. E até mesmo alguns dizendo que o copywriting está morto.

Vamos lá, em primeiro lugar… não. O copywriting não está morto, muito pelo contrário. Eu diria que nunca esteve tão vivo. Segundo, o mercado não está saturado. De fato, está em plena expansão.

Geralmente as pessoas que chegam a esse tipo de conclusão não têm a visão clara sobre o que realmente é o copywriting, por isso acabam enxergando o mercado com lentes que não refletem a realidade.

Sim, é verdade que não é fácil conseguir cliente quando você está começando (sem experiência e sem um portfólio). Também é verdade que o copywriting não é uma pílula mágica para gerar dinheiro. Não acredite em tudo que você vê na Internet.

Porém, também é verdade que qualquer um, com dedicação, estudo, e prática, pode se tornar um copywriter. E eu não digo um copywriter “meh”, mas sim um mestre copywriter. Basta realmente querer e correr atrás.

Estudo, estudo, estudo + prática, prática, prática. Não tem milagre.

Leave a Comment

Copyright 2022. Todos os direitos reservados.