Todo o conteúdo serve a um propósito: conectar-se com seu público. No marketing, isto significa conectar-se com seus clientes e potenciais clientes. E com cada peça de conteúdo, você estabelece um acordo com o leitor:
Eles se beneficiarão, de alguma forma, do tempo necessário para ler ou visualizar um conteúdo (informação, entretenimento, etc.), e você se beneficiará ao lançar uma ideia, ganhar futuros leitores, ou chegar a um CTA — call-to-action — para que seu público aja.
Isto reduz um processo complexo a seus elementos mais simples, mas demonstra a confiança que você deve ter, ou construir, com seu público. E construir essa confiança é a chave para a criação de conteúdo que realmente faz com que o marketing de conteúdo funcione.
Crie conteúdo que atraia seu público, e complete seu lado do acordo. Veja como até mesmo os menos experientes podem começar.
Os principiantes podem pensar que a criação de conteúdo começa com suas próprias ideias, com o que você quer dizer. Mas o processo de concepção, na verdade começa com a compreensão de seu público — imaginando o que eles valorizam, o que eles acham interessante, o que o conteúdo anterior significou para eles e por quê. Isto o ajudará a gerar ideias de conteúdo mais adiante no processo.
Perguntas básicas ou estatísticas (idade, interesses, educação, localização, hábitos de compra) vão muito longe, e você pode ramificar-se a partir daí. Por exemplo, se você sabe que seu público é principalmente recém-formado no ensino médio, seu planejamento de criação de conteúdo tomará um caminho diferente do de uma empresa com um público de graduados universitários.
Isto o ajuda a evitar a redundância, lhe dá a liberdade de escolha, e lhe mostra o que você pode e não pode assumir que seu público já sabe. Novamente, o básico ajuda: meu público conhece minha empresa ou produto, e quanto? Que suposições ou estereótipos eles carregam?
Liste e identifique com o que seu público se preocupa. Quantos destes se alinham com as soluções que sua empresa oferece, ou existem semelhanças com o que sua empresa se importa? Estes pontos de alinhamento são blocos de construção para a criação de conteúdo e marketing de conteúdo.
A geração de ideias de conteúdo deve vir desse processo inicial de compreensão do público, aprendendo sobre seu público e o que lhe interessa. Mas dado que esses fatos estejam em cima da mesa, preste atenção a essas instruções de escrita para finalmente criar o conteúdo.
Um bom conteúdo reduz toneladas de informação em algo que é mais relevante e útil para o leitor. A pesquisa lhe dá autoridade para falar sobre o que é importante, mas também melhora suas habilidades de escrita, dando-lhe confiança e continuidade.
Voz e estilo, palavras-chave (SEO) que seu público usa, cabeçalhos e subtítulos, introduções e CTAs — são a base de seu conteúdo, e o ajudam a organizar, desenvolver e comunicar suas ideias de forma eficaz. Saiba que ferramentas você tem e como utilizá-las.
Solicite feedback para uma perspectiva externa sobre seu conteúdo para ver se A — você ainda tem seu público principal em mente, e B — se você ainda está com as metas de marketing de conteúdo que seu negócio criou no início do projeto. Use também o feedback na forma de comentários, tráfego na web ou a falta dele.
Existe a possibilidade de criar conteúdo simplesmente por criar conteúdo? Claro, se o seu jogo final for apenas gerar tráfego. Mas se seu cliente é seu público, você sabe que o objetivo final do marketing de conteúdo é vender uma ideia ou produto, direta ou indiretamente.
Isso pode significar que o objetivo de um blog é apenas atrair mais um leitor para seus posts — gerar mais tráfego — mas, no final das contas, sua intenção é uma ação lucrativa, transformar o leitor em mais um cliente.
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