Copy é um texto cujo objetivo é convencer uma pessoa a tomar uma ação específica. O que é esta ação, e como redigir uma copy persuasiva o suficiente para inspirar tal ação? Bem, tudo depende do tipo de copywriting que você está fazendo. Vamos dar uma olhada em algumas das formas mais comuns de copywriting.
O copywriting sempre existiu principalmente para fins de impressão, mas na era digital, a arte de escrever copy persuasiva saiu da página e passou para nossas telas. E assim, nasceu o copywriting para mídia social. As empresas contratam redatores e copywriters de mídia social para transmitir sua mensagem específica de marca em todas as suas presenças sociais. Sim, ainda é tudo publicidade — exceto que agora os redatores e copywriters de mídias sociais usam botões CTA e hashtags em sua vantagem.
Hoje em dia, a forte otimização dos mecanismos de busca é o nome do jogo para qualquer um que procura obter tráfego de alta qualidade. Então, é aí que entra o copywriting para SEO. SEO copywriting abrange o uso de palavras-chave específicas em seu conteúdo para melhorar sua classificação no Google.
Assim como as empresas utilizam elementos de design específicos como fontes, cores e imagens para contar a história de sua marca, o mesmo vale para o tom e estilo. Uma copy forte cria um tom que se estende por todas as mensagens e conteúdos.
Às vezes, sua copy precisa de um empurrãozinho extra. Em vez de contar uma história abrangente, o copywriting de resposta direta se concentra no aqui e agora — dizendo ao cliente ou ao usuário exatamente o que fazer. Além disso, o copywriting de resposta direta (direct response) e a chamada para ações (CTA) tendem a ir de mãos dadas.
Escrever um e-mail eficaz pode parecer uma tarefa simples, mas na realidade, é necessária uma grande quantidade de estratégia de copywriting. A copy de e-mail concentra-se em primeiro lugar, em fazer com que as pessoas cliquem e abram o e-mail, e segundo, incentivar as conversões. Seja uma venda de roupas ou uma inscrição para receber as novidades de um site, a copy de e-mail deve ser clara e direta — tornando óbvio o que os usuários precisam fazer.
O que é visto como o arroz com feijão do copywriting, escrever copy para anúncios pode parecer um pouco diferente hoje em dia. No entanto, ele ainda mantém os principais valores centrais. Os copywriters de ads produzem uma copy clara e envolvente para uma infinidade de canais de publicidade — anúncios sociais, websites, catálogos impressos ou outdoors, e muito mais. Os anúncios podem vir em todos os formatos e tamanhos (e em uma variedade de plataformas) hoje em dia, portanto um copywriter de ads deve ser capaz de se adaptar conforme necessário.
O que é a descrição de um produto? É um texto que informa o comprador potencial sobre todos os diferentes detalhes e benefícios de seu produto ou serviço. É o trabalho do copywriter descrever o produto de forma precisa e eficaz, de modo a melhor motivar as pessoas a se converterem. O copywriting de descrição do produto pode ser na forma de bullet lists, parágrafos curtos, ou até mesmo taglines.
Agora você conhece alguns dos principais tipos de copywriting. Como pode ver, o copywriting é essencial nas mais diversas áreas e etapas do marketing.
Em quais dessas áreas você costuma aplicar o seu conhecimento como copywriter?