Marketing de Conteúdo é o caminho a seguir quando se trata de geração de leads. E se você realmente quer ficar à frente dos concorrentes, é vital explorar os diferentes tipos de marketing de conteúdo que selecionamos para este post.
E se houvesse uma maneira mais barata e diferente dos caminhos do marketing tradicional, para garantir que seus clientes se mantenham bem informados, engajados e prontos para avançar para próximo nível em seu funil de vendas?
Felizmente para você e seu negócio, essa solução existe!
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que gira em torno da construção de conteúdo para sua marca usando a Internet como plataforma.
Esta estratégia, de acordo com pesquisas recentes da Consumer & Market Insights (CMI), tem sido eficiente em aumentar o envolvimento de 72% dos marqueteiros sendo conhecida por ser um esforço de longo prazo que pode trazer resultados para o seu negócio nos próximos anos.
Mas o que é o Marketing de Conteúdo, que tipos de conteúdo sua marca pode criar e qual a importância de criar diferentes tipos de materiais de marketing de conteúdo no meio de uma única estratégia?
A esta altura, você provavelmente já ouviu a expressão “Marketing de Conteúdo” diversas vezes, mais do que o suficiente para chamar a sua atenção — afinal, você está lendo esse post.
Mas é muito provável que o que você pensa ser Marketing de Conteúdo seja um pouco diferente.
É por isso que antes de começarmos a falar sobre os tipos de Marketing de Conteúdo que você pode incluir em sua estratégia, é importante definir sobre o que estamos nos referindo aqui.
O Marketing de Conteúdo é desenvolver e distribuir — geralmente através da web — conteúdo relevante e útil para o seu público.
Esse conteúdo pode ser artigos em blogs, newsletters, infográficos, posts em mídias sociais e muito mais. A compreensão destes formatos de conteúdo ajudará a melhorar suas decisões de longo prazo para a sua marca.
O objetivo deste conteúdo é:
Um dos maiores aspectos do Marketing de Conteúdo é seu potencial para ser consistente e alinhado com as mensagens da sua marca.
Quantas vezes você posta é tão crítico quanto a qualidade do conteúdo que você produz, pois, ajuda a alimentar um relacionamento de longo prazo com clientes e seu público em geral.
Como você está disposto a compartilhar conhecimento e está interessado no sucesso de seus clientes — como demonstrado pelo conteúdo que produz — as pessoas estarão mais aptas a escolher sua marca.
Utilizar muitos tipos de Marketing de Conteúdo em sua estratégia não é exatamente obrigatório.
Mas certamente pode fazer a diferença em seus números.
Isso porque a internet é um lugar tão dinâmico, e ver apenas um tipo de conteúdo o tempo todo pode ser cansativo.
Quanto mais sua marca investir na diversificação do conteúdo, melhor.
Desta forma, você pode explorar a diferença em cada formato, assegurando que ela seja adequada para o tipo de informação que você está tentando fornecer.
Outro benefício de diversificar seu conteúdo é garantir que seu público nunca fique entediado.
Usando os canais e tipos certos de marketing de conteúdo, você conseguirá obter muito mais envolvimento do que se ela apenas fizesse posts em blogs ou mídias sociais constantemente.
Com este conhecimento básico de Marketing de Conteúdo, você está agora pronto para considerar os tipos mais eficazes de conteúdo que você utilizará.
Dê uma olhada nestas 10 maneiras de impressionar seus clientes com o conteúdo:
As postagens no blog são a base do Marketing de Conteúdo. Eles constroem o reconhecimento da marca e aumentam o envolvimento com seus clientes.
Isso fica claro quando analisamos como os blogs funcionam: eles oferecem uma plataforma tão versátil que pode ser usada para publicar todo tipo de conteúdo da maneira mais rápida e fácil possível.
Ferramentas como o WordPress (de graça) podem ajudar você a construir um blog em poucos minutos.
Esta maneira barata de comercializar sua marca é baseada inteiramente na qualidade do conteúdo que você entrega.
Quanto mais elaborado, detalhado e atualizado for um post, maiores são as chances de obter os resultados que você deseja.
A média de palavras em um post é de 1.142 palavras, mas o conteúdo de forma longa (mais de 3.000 palavras) pode ter uma melhor chance de responder à intenção de busca de um usuário.
Muitas ideias complexas podem ser difíceis de explicar usando apenas um post de blog.
Às vezes, você precisa dos recursos visuais para poder explicar corretamente suas soluções.
É aí que os infográficos entram em ação.
Os infográficos são formas visuais de apresentar ideias. Normalmente, eles priorizam pontos e números, em vez de conteúdo de forma longa que você veria com mais frequência nos blogs.
Um infográfico é uma maneira agradável de mostrar uma ideia complexa a seu cliente sem ter que confiar somente nas palavras para fazê-lo.
Quem não gosta de assistir vídeos rápidos sobre temas interessantes?
Desde a popularização das conexões de banda larga e o surgimento da era YouTube, a internet nunca mais foi a mesma.
Isso porque cada vez mais o conteúdo produzido navega em direção a vídeos ao longo dos últimos anos.
Os vídeos são difíceis de produzir, mas eles geram os maiores resultados.
Afinal, as pessoas passam pelo menos 100 minutos assistindo vídeos por dia, e 48% dos clientes confiam nos vídeos para refletir o que lhes interessa.
Se você puder criar um bom conteúdo de vídeo, é provável que converta um lead do que se apenas investir em conteúdo escrito hoje em dia.
Os eBooks também são uma alternativa à produção de conteúdo na internet.
Eles são textos de longa forma que fazem mais do que posts por uma razão importante.
Para fazer o download de um eBook, os leitores têm que fornecer a você algumas informações sobre eles mesmos, como um endereço de e-mail e um nome.
Com essas informações em mãos, você pode facilmente navegar no processo de criação, fornecendo aos clientes mais conteúdos que provavelmente os engajará.
Os ebooks sobre assuntos populares podem gerar um grande interesse pelos seus produtos e serviços, e é por isso que você deve investir neste tipo de conteúdo.
Que tal utilizar o conhecimento que você já possui para garantir a chegada de novos clientes?
Isso é o que você pode obter com o conteúdo de estudos de caso.
Em estudos de caso, você mostra como sua experiência já foi utilizada para ajudar outras pessoas e, em troca, ganha uma grande oportunidade para garantir que seus clientes em potencial entendam o que, e como, você faz.
Os estudos de caso são uma ótima maneira de se retratar como um especialista em sua área.
Portanto, eles estão entre os conteúdos de alta qualidade que uma marca pode produzir online.
Os clientes adoram ferramentas gratuitas, e é isso que você lhes dá quando faz uma checklist.
Este tipo de marketing de conteúdo pode ser usado para garantir que seus clientes estejam seguindo os passos certos para atingir seus objetivos.
É por isso que eles são tão bons recursos para se ter em seu site.
Uma checklist é simples e fácil de montar e pode gerar leads da mesma forma que um ebook.
Dar voz a seus clientes também é uma ótima maneira de gerar conteúdo para sua marca.
É por isso que testemunhos e reviews são uma maneira barata de aumentar a quantidade de conteúdo que você tem em seu website.
Entrar em contato com os seus clientes é tudo o que é necessário para ter este tipo de conteúdo.
Não é preciso pagar por copywriting ou um designer para produzir uma impressionante coleção visual de ideias, como com um infográfico.
O uso de influenciadores também pode ser um grande negócio para marcas.
É por isso que o influencer marketing (marketing de influenciadores) está no topo de sua lista se você quiser ter certeza de que seu dinheiro será bem investido.
De acordo com pesquisas, para cada dólar gasto com influencer marketing, você gera até $6,50 para seu negócio.
Criar conteúdo em parceria com influenciadores que têm tudo a ver com sua marca é uma ótima maneira de garantir que seus leads sejam convertidos.
Isso porque o influencer marketing empresta a confiança construída por indivíduos para fazer sua marca brilhar.
Guias e how-tos são maneiras bem-sucedidas de aumentar sua presença na internet, e também o engajamento de sua marca.
Eles são posts rápidos onde você compartilha conhecimento com os clientes sobre tópicos específicos.
Digamos que você é um especialista em conversões.
Que tal compartilhar um pouco do que você aprende em um simples guia? Esta estratégia certamente potencializará a forma como sua marca se comunica com os clientes.
Não há razão para que você não possa se divertir com sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Se ele se alinha com sua marca e faz sentido para sua estratégia, os memes são uma ótima maneira de fazer com que seu público se interesse por sua mensagem.
Os memes são uma maneira rápida de comunicar suas intenções, e é por isso que eles funcionam tão bem e compõem a maior parte da internet.
Uma maneira tão compartilhável de apresentar ideias também tem o benefício adicional de tornar-se potencialmente viral. Se você pode trabalhar os memes em sua estratégia de marketing, vá em frente.
Com boas ideias, você pode economizar muito dinheiro com publicidade tradicional e usar técnicas como SEO para garantir que seu conteúdo chegue a seu público de forma orgânica.
A criação de material de Marketing de Conteúdo pode, no entanto, ser uma tarefa de longo prazo.
Não se preocupe com seus números iniciais, pois eles tendem a crescer com o tempo — e são apenas um indicador do potencial do Marketing de Conteúdo para sua marca.
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